Promotor
Fundação Centro Cultural de Belém
Sinopse
UMCOLETIVO
Olha a Bruxa, Nicolau é um espetáculo para todas as infâncias, cujo título foi encontrado no cancioneiro tradicional português. Também pode ser, por isso, um convite para uma viagem ancestral. Em cena, estão três mulheres: podem ser as bruxas que Shakespeare inventou para atormentar MacBeth, as feiticeiras e curandeiras, filhas dessas bruxas, de quem Maria Manuela Couto Viana fala no seu livro. Em cena, estão três aprendizes de avó: o que teremos escondido entre a receita para curar o cobro ou as rezas para encontrar objetos perdidos? Que história podem contar essas mulheres que vestiram negro, deixaram crescer o nariz e puderam voar em vassouras?
O espetáculo é um poema místico e intimista que contribui para ressignificar as bruxas no inconsciente coletivo, fazendo-as regressar do degredo para uma oportunidade de as olharmos como médicas e ecologistas – e com elas mergulharmos na possibilidade de um futuro regenerador.
45 min. + Conversa
5 aos 8 anos
Ficha Artística
Dramaturgia Ricardo Boléo, a partir de Bruxas, Defuntos, Fantasmas e Aparições de Maria Manuela Couto Viana e de registos de tradição oral. Interpretação Cátia Terrinca, Cheila Lima e Patrícia Andrade. Cenografia Bruno Caracol. Figurinos Raquel Pedro. Luz e Som João P. Nunes. Mediação e públicos Rui Salabarda. Olhar externo Ricardo Guerreiro Campos. Parcerias Escola Artística António Arroio. Coprodutores Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes, CAE Portalegre, Teatro do Noroeste, Museu Santos Rocha e Municípios de Avis, Elvas, Miranda do Corvo, Montalegre, Montemor-o-Novo e Ponte de Sor
Preços
Público Geral: 7,50€ (fim-de-semana)